• Isabel da Silva Mendes
  • Isabel da Silva Mendes
  • Isabel da Silva Mendes
  • Youtube Isabel da Silva Mendes

Rua General Firmino Miguel, nº5, 11º 
1600-100 Lisboa 

geral@isabelsilvamendes.pt

© 2019 | Isabel da Silva Mendes

Powered by DigitalinMotion

Apresentação da Candidatura - Funchal. 

Acompanhada pelos candidatos a Vice-Presidente do Conselho Geral, Dra. Susana Lopes da Silva e Dr. António Pacheco Ferreira, desloquei-me ao Funchal para, presencialmente, apresentar a candidatura a Bastonária da Ordem dos Advogados.

 

Após um atraso considerável na hora da chegada motivado por problemas técnicos e climatéricos chegámos ao Funchal onde nos esperava a Dra. Alexandra Spranger, candidata a Vogal do Conselho Geral que nos acompanhou em todos os momentos.

 

Um dia de agenda cheia, com encontros, conversas, debates, troca de ideias e a finalizar com a promessa de ser Bastonária de todos os advogados, abrindo as portas do diálogo com as entidades representativas do poder político regional e universitário.

 

Demos início aos compromissos agendados sendo recebidos pelo Diretor Regional da Administração da justiça, Dr. Jorge de Freitas, seguindo-

-se uma breve reunião com a Vice-Presidente do Conselho Regional da Madeira, Dra. Paula Margarido e com o Dr. Gonçalo Sousa e Dr. João Gustavo Pitão, membros da AJAM (Associação dos Jovens Advogados da Madeira).

 

Após apresentação de cumprimentos ao Sr. Professor Doutor José Carmo, Reitor da Universidade da Madeira, fomos recebidos pelo representante da República Portuguesa, o Juiz Conselheiro Irineu Barreto, pelo Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. José Manuel Rodrigues e pelo Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque.

 

A apresentação da candidatura iniciou-se pelas palavras do Ilustre Colega Dr. Félix de Sousa a quem muito agradeço o voto de confiança expresso nas palavras “a Minha Bastonária”, seguindo-se a apresentação das linhas programáticas entendidas como prioritárias para os advogados da Região e finalizando com a conferência sobre as recentes alterações à Legislação Laboral apresentada pelo Dr. António Pacheco Ferreira.

 

Foi uma honra dar a conhecer presencialmente esta candidatura a um leque tão variado de ilustres convidados representantes da sociedade jurídica e madeirense (Advogados, Presidente do Conselho de Deontologia da Madeira, Juízes, Procuradores, Dirigentes da Função Pública, Funcionários Judiciais, Notários), o meu obrigada pela vossa presença.

 

Após breve debate, e aproveitando o convívio com os convidados, ficou bem patente que, num universo de cerca de 443 advogados madeirenses no ativo, em que 56% está inscrito no apoio judiciário (cerca de 250 advogados), os problemas dos advogados, são semelhantes, atenta a precariedade de trabalho e preocupações com o futuro da CPAS.

 

De regresso a Lisboa, trazemos connosco a motivação e obrigação de levar a Ordem dos Advogados à Região Autónoma da Madeira, e, nesta era digital, tornar possível a intervenção dos advogados em direto nas assembleias gerais, e acesso à formação contínua, sem que a insularidade seja motivo de distanciamento, obrigando a viagens com duração "imprevista", associados ao tempo e gastos que tal acarreta.

 

Hoje, mais do que nunca, e sendo os advogados iguais em obrigações, também o são em direitos. E não pode ser um oceano que sirva de desculpa para um tratamento desigual.

 

Onde está um advogado, deve estar a Ordem e este ter a possibilidade de poder fazer ouvir a sua voz. Comigo, eleita Bastonária, assim será. 

Agradeço o Vosso acolhimento, a Vossa confiança e contributo para uma advocacia de excelência que se deseja e de uma OA ativa, presente e moderna.

Contem comigo. Conto convosco também.

Isabel da Silva Mendes

29 de Outubro 2019

1/1